Fale Conosco
  • phone
    (51) 3751-0400
  • location_on

    Rua Júlio de Castilhos, nº 983, salas 3 e 4 Centro - Encantado - Rio Grande do Sul

Deixe sua Mensagem

    Saiba como o Coronavírus pode afetar a atividade industrial no Brasil!

    Saiba como o Coronavírus pode afetar a atividade industrial no Brasil! - Saiba como o Coronavírus pode afetar a atividade industrial no Brasil!

    Histeria? Exagero? Muito além do que as pessoas acreditam – ou não -, a pandemia está se alastrando e a atividade industrial logo terá que ser paralisada!

    O planeta está passando por uma das crises de origem biológica mais perturbadoras dos últimos anos, que está afetando basicamente todos os aspectos da sociedade. Inclusive a atividade industrial.

    O COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, é uma mutação dos vírus mais fracos que nos causam resfriados leves e têm baixa resistência ao ambiente sendo, assim, de baixo nível de contágio.

    A medicina já conhecia o CoV – espécie de família do Coronavírus – desde a década de 60. 

    Esses vírus causavam alguns problemas respiratórios moderados. Porém, alguns tiveram gravidade maior, como o vírus que ficou conhecido como SARS, em meados de 2002, causando aproximadamente 800 mortes.

    Fonte: saude.sp.gov.br

    Um novo tipo de Coronavírus foi identificado em dezembro de 2019, na China, e iniciou uma grave crise mundial ainda sem precedentes. 

    Hoje, quatro meses depois, apesar dos índices de contaminação terem diminuído, a China ainda tenta se recuperar do estrago que o COVID-19 causou, e ainda segue causando na Europa, que vive hoje o ápice da proliferação, e nas Américas, que ainda tentam se prevenir, sem sucesso, da chegada do vírus.

    É claro que o vírus carrega a sua gravidade, principalmente, para os grupos de risco, que são os idosos e portadores de doenças que afetam a o sistema imunológico do corpo, como a diabetes e o câncer, nos quais a taxa de letalidade do vírus é de 2,3%.

    Fonte: bbc.com

    Porém, o grande diferencial que gera preocupação mundial sobre o COVID-19 é a sua altíssima taxa de contaminação!

    Quando uma pessoa é infectada pelo vírus, precisa ir até o hospital para se tratar. 

    Com a alta taxa de contágio, muitas pessoas contraem a doença ao mesmo tempo, causando o colapso no serviço hospitalar do país, que não suporta tantos doentes de uma vez só.

    Assim, muitas pessoas que possuem doenças mais graves, e que venham a precisar de atendimento médico, acabam morrendo em decorrência da insuficiência no atendimento hospitalar.

    Mas, em quê isso afeta a atividade industrial?

    Seguindo os passos da China e da Europa, podemos prever algumas medidas que foram tomadas para combater a pandemia.

    Sem uma vacina que combata ativamente o vírus, a forma mais eficiente adotada pelos países que já estão passando por isso é o reforço intenso de auto higienização e o isolamento social.

    Apenas evitando o contato com outras pessoas e, consequentemente, evitando a proliferação da doença, é que conseguiremos parar essa pandemia e o número crescente de mortes pelo mundo, pois, só na China, mais de 80 mil casos causaram mais de 3.200 mortes.

    Fonte: bbc.com

    Sim, o certo a se fazer nesse momento é evitar o máximo possível que as pessoas saiam de casa. 

    Assim sendo, comércios, serviços não essenciais, e indústrias paralisaram seu funcionamento.

    Consequências

    A economia do Brasil vai sofrer, tal qual a economia de todos os países afetados pelo Coronavírus. É importantíssimo que o Estado tenha reservas para manter funcionando os setores que realmente importam, com o mínimo de pessoas possível, para que a taxa de transmissão diminua até que a medicina encontre uma forma de combater o vírus.

    Os prejuízos são inestimáveis, e não só para a atividade industrial. Pequenos comerciantes também sofrerão com toda essa paralisação em prol da saúde da população em geral, afinal, pessoas doentes não trabalham e não consomem.

    Os líderes das grandes indústrias precisarão entender que o momento não é de fechar os olhos para a crise em prol de lucro ou redução de prejuízos. O momento é de união em prol do encerramento, o mais breve possível, dessa crise biológica.

    E, enquanto funcionários das classes mais baixas seguirem pegando transportes públicos lotados e entrando em galpões com mais centenas de funcionários na mesma situação, não conseguiremos tão cedo resolver a situação.

    A paralisação da atividade industrial é necessária e, em um âmbito geral e ambiental, trará também notícias agradáveis. A NASA, por exemplo, detectou uma redução drástica de poluição sobre a China após a paralisação industrial.

    Bbc - Quero montar uma empresa

    Em veneza, a quarentena que impediu os moradores de circularem em excesso por suas águas, as deixaram limpas como há muito não se via.

    Veneza - Quero montar uma empresa

    Não temos nada para comemorar em meio a uma crise tão grave, mas talvez, isso nos faça refletir mais sobre como recuperarmos a nossa economia sem agredir tanto o nosso habitat. 

    Quem sabe assim estejamos mais preparados para enfrentar outra crise biológica no futuro.

    Fonte: Quero Montar Uma Empresa

    Marcadores: