Fale Conosco
  • phone
    (51) 3751-0400
  • location_on

    Rua Júlio de Castilhos, nº 983, salas 3 e 4 Centro - Encantado - Rio Grande do Sul

Deixe sua Mensagem

Como a reconversão industrial ajuda a superar crises

Como A Reconversao Industrial Ajuda A Superar Crises Post (1) - Quero montar uma empresa - Como a reconversão industrial ajuda a superar crises

Reconversão industrial: o que é e como deve ser feita

Você já ouviu falar na reconversão industrial? Esse é um assunto que tem ganhado destaque nos últimos meses, por conta da pandemia do novo coronavírus. Entenda como ele ajuda sua indústria em períodos de crise!

 A reconversão industrial é um assunto que vem ganhando espaço nos últimos meses, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mas essa experiência, apesar de ter tirado muitos da zona de conforto, está servindo para despertar o potencial que ela tem na estratégia de indústrias que estão passando por situações de escassez de insumos.

No nosso artigo de hoje, te convidamos a conversar sobre esse tema, para que fique mais claro como usar a reconversão industrial para combater a escassez de insumos.

O que é a reconversão industrial

De forma simplificada, reconversão industrial é adaptar sua fábrica, em períodos de crise, para que possa produzir outros itens que possuam maior disponibilidade de matéria-prima e demanda.

Ao tornar sua fábrica mais flexível no que diz respeito aos tipos de itens que está apta a produzir, garante que ela tenha maior sustentabilidade no mercado.

Pegando como exemplo o momento atual, decorrente do coronavírus, podemos observar que é através da reconversão que muitas empresas estão conseguindo obter recursos financeiros para continuar operando e ajudando a sociedade na obtenção de artigos necessários para superar o atual momento.

Outros exemplos de situações em que a reconversão industrial pode ser usada são em períodos de guerra e em catástrofes naturais em grande escala.

Por que ela virou tema atual nos últimos meses?

Nos últimos meses, tivemos vários exemplos de empresas que realizaram esse tipo de procedimento…

A fábrica da GM, sediada no estado de São Paulo, começou a realizar reparos em respiradores danificados.

As indústrias da Ford em Camaçari, na Bahia, e em Pacheco, na Argentina, anunciaram a produção de cerca de 50 mil máscaras.

Um outro grande exemplo de reconversão industrial conjunta foi realizado pela Magnamed.

Ela é responsável por fabricar e comercializar ventiladores pulmonares, e foi contratada pelo Ministério da Saúde para produzir, até o mês de agosto de 2020, cerca de 6,5 mil máquinas do tipo.

Mas para isso, teve que fazer parceria com a Klabin, a Suzano, Embraer e a Positivo, empresas de outros setores, mas que redirecionaram as suas expertises e operações para ajudar nessa urgência.

Como fazer a reconversão industrial

Essa não é uma tarefa fácil, justamente pelo fato de que máquinas e profissionais precisam se adaptar ao novo cenário, em alguns casos até a estrutura da unidade fabril precisa ser readequada.

Por conta disso, é importante obter apoio de entidades que facilitem o processo, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Além disso, existem instituições financeiras com linhas de crédito específica para financiamento industrial, que contam com taxas de juros e carências mais atrativas, como as disponibilizadas pelos bancos parceiros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). 

Como observamos, escassez de insumos ou de demanda podem ser prejudiciais a qualquer indústria, mas, em casos como esses, realizar a reconversão industrial ajuda a evitar prejuízos maiores, como o fim das atividades fabris.

Nesse contexto, é importante que o gestor busque auxílio de entidades que possam tornar o processo mais suave e fácil, como contar com a parceria de entidades financeiras.

Então, a reconversão industrial pode também ser entendia como uma alternativa que ajuda a ampliar o seu mercado de atuação e possibilitar que sua empresa saia da crise fortalecida.

Você concordaria em fazer a reconversão na sua indústria? Quais condições você acha importantes para que ela aconteça?

Fonte: Quero Montar Uma Empresa

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of